A quem interessa a greve do INSS?

Categoria: | 14.agosto.2015 | sem Comentários

A quem interessa a greve do INSS?

 Faço uma análise desses 19 dias de Greve do INSS e seu impacto frente a população e não consigo ver uma estratégia que efetivamente beneficie o pleito dos servidores do INSS. Na verdade acredito que essa estratégia vai de encontro a tudo o que o Governo quer. Afinal, já é de longa data que o governo procura reduzir custos relacionados ao INSS e com suas agências paradas (aproximadamente 1.830) gera uma economia do consumo de energia elétrica e um suspiro no caixa dilacerado da previdência social. Portanto, a quem interessa essa greve?

Já é público e notório a dificuldade na implantação do ajuste fiscal por parte do governo e naturalmente o esforço para redução de gastos não passa pelos 49 ministérios do governo Dilma. Nesse ponto não há disposição, ou mesmo, energia política para uma reforma ministerial.

Mas o INSS e seu mar de aposentados, fora de combate e sem qualquer expressão política, é o alvo perfeito. Qualquer atraso de pagamento de benefício, diminuição de indenizações nesse imenso universo de benefícios diariamente concedidos já é um alento a um Estado desgovernado e famoso por suas pedaladas fiscais.

Em minha opinião a dinâmica dessa greve e sua estratégia é benéfica ao governo e ao seu caixa, não gera nenhum transtorno político ou pressão para o fim da paralização.

Se os grevistas esperam alguma coisa com isso, podem esperar sentados, pois o governo não acha nada amargo esse problema, na verdade a cerveja também é amarga, não é?

Fernando Camy, advogado e sócio da Camy & Gutierrez Advogados.

 


Compartilhar

Fale Conosco